sexta-feira, 13 de março de 2009

Uma história bonita...


"... Tu és uma gaivota. Todos gostamos de ti, Ditosa. E gostamos de ti porque és uma gaivota, uma linda gaivota. Não te contradissemos quando te ouvimos grasnar que és um gato, porque nos lisonjeia que queiras ser como nós; mas és diferente, e gostamos de que sejas diferente. Não pudemos ajudar a tua mãe, mas a ti sim. Protegemos-te desde que saíste da casca. Demos-te todo o nosso carinho sem nunca pensarmos em fazer de ti um gato. Queremos-te gaivota. Sentimos que também gostas de nós, que somos teus amigos, a tua família, e é bom que saibas que contigo aprendemos uma coisa que nos enche de orgulho: aprendemos a apreciar, a respeitar e a gostar de um ser diferente. É muito fácil aceitar e gostar dos que são iguais a nós, mas fazê-lo com alguém diferente é muito difícil, e tu ajudaste-nos a consegui-lo. És uma gaivota e tens de seguir o teu destino de gaivota. Tens de voar. Quando o conseguires, Ditosa, garanto-te que serás feliz, e então os teus sentimentos para connosco e os nossos para contigo serão mais intensos e belos, porque será a amizade entre seres totalmente diferentes. ..."


" A gaivotinha voa...
- Bem, gato, conseguimos - disse o humano suspirando.
- Sim, á beira do vazio compreendeu o mais importante - miou Zorbas.
- Ah, sim? E o que é que lea compreendeu? - perguntou o humano.
- Que só voa quem se atreve a fazê-lo - miou Zorbas.
(...) Zorbas permaneceu ali a comtemplá-la, até que não soube se foram as gotas da chuva ou as lágrimasque lhe embaciaram os olhos amarelos de gato grande, preto e godo, de gato bom, de gato nobre, de gato de porto. "


Esta história é tão linda... Por isso se gostaram destas pequenas partes de um livro tão bonito, o nome é "História de uma Gaivota e do Gato que a ensina a voar." :')

1 comentário:

Estrelinha* disse...

LOL .. um post dedicado ao livro d
LP
Mas tmb gostei achei super profundoo
Tipo .. aquela moral :D
Gostei fez.m pensar ^^